sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

INFORME OFICIAL DO SEPE/SG SOBRE A AUDIÊNCIA DO DIA 20/01 COM O PREFEITO E O SECRETARIADO DE SÃO GONÇALO

Em primeiro lugar os informes corretos sobre a audiência são colocados no blog oficial do sindicato.
Em segundo lugar parabéns à categoria pela vigília de hoje, bastante representativa para um mês de férias, onde estiveram presentes  professores e funcionários da ativa, aposentados e concursados.
 A audiência foi composta pela comissão de negociação eleita em assembleia , por 3 diretores do Sepe/SG ( Hoje: Maria, Beatriz e Judy) e 3 representantes de base sendo 1 aposentada  (Felizbela), 1 funcionária (Tânia) e 1 professora ( Yara). Excepcionalmente entrou uma companheira concursada de Português ( Marina).
A comissão do Governo foi composta pelo Prefeito ( que precisou se retirar logo no início), Secretário de Administração (Guilherme), Secretário de Planejamento ( Rômulo), Procurador (Vitor), Secretário de Fazenda ( Eduardo) e Secretário de Educação ( Diego São Paio).
A pauta da reunião era o pagamento de dezembro , de janeiro e as férias.
O Prefeito anunciou que a prioridade do governo era pagar os salários e colocar a folha em dia. Anunciou o enxugamento da folha, explicou as contratações e deu autonomia para os Secretários continuarem a reunião e apresentar propostas , se comprometendo a receber o sindicato em uma agenda mais longa para discutir a pauta de reivindicações completa.
Seguimos a reunião com os Secretários que apresentaram verbalmente os números do que foi arrecadado pelo município e as dívidas com salários e contratos. O SEPE anunciou a deliberação da assembleia, de estado de greve e greve a partir de 1º de fevereiro, caso o salário não seja pago. O Procurador afirmou que o FUNDEB só dá para pagar o salário de janeiro e é impossível pagar dezembro e janeiro na mesma folha e portanto fizeram a opção de escalonamento do salário de dezembro, e que a folha de janeiro da educação já inclui o 1/3 de férias. Argumentamos que os profissionais da educação não poderiam passar o mês de janeiro sem receber nada , que o parcelamento é inaceitável e que os aposentados deveriam receber primeiro, além de apontar para a reivindicação da normalização do calendário de pagamento dentro do mês , como era até meados do ano passado.
As discussões levaram quase três horas e ao final o governo apresentou o seguinte:

  1. 1- Escalonamento do salário de dezembro a saber:
Fevereiro   -300,00
Março       - 300,00
Abril          -300,00
Maio          -300,00
Junho         -500,00
Julho          -700,00
Agosto     -1.200,00
Setembro- O restante do salário.

O Governo argumenta que até abril terá pago 50% da folha e até junho 80%, quitando o salários dos servidores que ganham menos primeiro.

         2 - Quarta feira às 11h haverá nova audiência onde detalharão o escalonamento e verão a possibilidade de antecipar o pagamento de janeiro ( no qual já está incluído o 1/3 de férias.)
Ao final discutimos a situação dos professores concursados de Português e cobramos a chamada imediata do quadro de vagas do concurso. O Secretário de Educação argumentou que está fazendo o levantamento real de vagas,  pois estão chamando cerca de 800 professores que estavam desviados a retornar às escolas. Argumentamos que o Governo é obrigado a chamar as vagas oficiais do concurso e que não há despesa extra pois estavam suprindo com dobras e há muita carência na rede. O Secretário ficou de marcar audiência com comissão de concursados de Português com o setor responsável pelo segundo segmento e a Subsecretária de Educação para semana que vem.

LEMBRAMOS A TODOS QUE ESSA PROPOSTA É DO GOVERNO. A PROPOSTA DO SEPE SEGUE SENDO O PAGAMENTO INTEGRAL DE DEZEMBRO AINDA EM JANEIRO. A ASSEMBLEIA DO DIA 1º DE FEVEREIRO ÀS DEZ HORAS NO C.M. CASTELLO BRANCO IRÁ DISCUTIR AS PROPOSTAS DO GOVERNO E DECIDIR OS RUMOS DO MOVIMENTO.


CHAMAMOS TODOS OS COLEGAS PARA NOVA VIGÍLIA NA QUARTA FEIRA QUE VEM, `AS 11H NA PREFEITURA. VAMOS ACOMPANHAR A AUDIÊNCIA  E NOS MOBILIZAR PARA A ASSEMBLEIA DO DIA 1º DE FEVEREIRO.