sexta-feira, 9 de setembro de 2016

REDE MUNICIPAL: Orientações sobre o replanejamento do ano letivo na rede municipal

Colegas,

               Sabemos que a culpa da bagunça que se tornou o calendário letivo de 2016 é exclusivamente da Prefeitura que insiste com a política de descaso com a educação. O concurso público que deveria ter sido realizado em 2014 foi feito as pressas , não conseguindo garantir com que os novos professores chegassem a tempo de garantir o calendário previsto no início do ano. Assim, a Prefeitura, através da SEMED, decretou o maior recesso de meio do ano já visto na história da rede, jogando por terra o calendário letivo inicial. Um completo desrespeito à população.
          Os Profissionais da Educação não devem pagar essa conta. Temos que realizar nosso trabalho, garantindo o ano letivo de nossos alunos sem no entanto fazer com que o calendário vire um castigo para os alunos e para os Profissionais da Educação.
            O recesso de 45 dias faz com que o replanejamento do período letivo seja necessário para que os conteúdos previstos para 2016 sejam garantidos . Para isso temos em nossa história inúmeras estratégias.              Em 2014 foram três meses de greve  e garantimos os conteúdos do ano letivo com estratégias variadas construídas pelos profissionais grevistas nas escolas.
           Na discussão com a Subsecretária Fatinha ficou garantida a autonomia pedagógica das escolas no replanejamento do calendário e das estratégias. Nos foi mostrado , inclusive, uma circular que iria para as direções de escolas onde constava a autonomia pedagógica e orientações para que cada escola realizasse reuniões com o corpo docente, inclusive com atas, para que o replanejamento fosse consensual.
            Portanto orientamos:
     A)  Realização de reuniões com o corpo docente em todas as escolas.
           B) Uma sugestão para ser avaliada pela comunidade escolar de cada unidade, e depois ser encaminhada à SEMED para avaliação, é a solução que encontramos em 2014 com a reposição de conteúdos por meio de planos de estudos, projetos interdisciplinares , visitas pedagógicas, etc...
           C) Caso haja algum problema procurar o SEPE pois iremos mediar a discussão com a SEMED.
           D) Sábados letivos  não podem ser obrigatórios para professores e nem para os funcionários.
        E) Término do calendário em 22 de dezembro .



ATENÇÃO: A DISCUSSÃO SOBRE OS DIAS DE REDUÇÃO E DAS PARALISAÇÕES AINDA NÃO FOI FEITA POIS O MOVIMETO CONTINUA.